Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Fisioterapia

Para além do alívio, a fisioterapia atua no combate às causas das disfunções!

Fisioterapia

Em outros tempos, a Fisioterapia era vista como uma ciência que tratava distúrbios do organismo humano, ou seja, para tratar lesões no nosso corpo.

No entanto, hoje em dia, essa visão mudou. Os profissionais da área hoje sabem da importância da fisioterapia como uma forma de não apenas tratar, mas, também, prevenir lesões corporais.

Essa visão vem ganhando força, principalmente, por meio da área esportiva, onde os fisioterapeutas apostam em exercícios e cuidados para prevenir a musculatura de atletas de alto rendimento, uma vez que o ritmo de treinos e competições é muito desgastante.

Contudo, algumas aplicações feitas em atletas podem ser feitas no cotidiano de uma pessoa que faça qualquer atividade, sempre dosando a medida certa.

Para entender melhor as diferenças entre as duas, primeiro precisamos saber do que se trata cada uma delas.

Fisioterapia de Reabilitação

Busca a restauração de movimentos e funções que sofreram uma lesão. Em meio a este processo, a fisioterapia também auxilia na recuperação pós-operatória.

Quando necessário, este trabalho pode ser feito, também, com a ajuda de aparelhos tecnológicos e especializados, que fortalecem a musculatura, diminuem inflamações e evitam dores mais fortes.

Fisioterapia Preventiva

Avalia pontos individuais do corpo do paciente em questão para evitar lesões que possam acontecer em curto, médio ou mesmo longo prazo.

Assim, é possível fazer um trabalho que reforça a musculatura onde é mais necessário, otimizando todo o processo. Esse tratamento, aliás, pode acarretar em um ganho de desempenho do paciente.

Alguns cuidados que podem ser feitos para prevenir lesões são aplicáveis no dia a dia e podem ser colocados em prática por qualquer pessoa, principalmente os exercícios e cuidados que têm a ver com postura, flexibilidade, equilíbrio de força, resistência muscular, entre outros.

Confira algumas dicas:

Alongamento

Esse exercício é primordial para evitarmos lesões e dores no corpo. O correto seria realizar alongamento todos os dias, de preferência antes de fazer alguma atividade que requer esforço.

É importantíssimo alongar braços e pernas e, principalmente, a coluna para evitar tensões na região, como dores lombares.

Também fique atento ao peso que você carrega em bolsas e mochilas, uma vez que sua musculatura possa precisar de maior reforço para carregar tais coisas.

Rotação

Outra dica importante é fazer rotação de cabeça e ombros. Rotacionar a cabeça nos dois sentidos por alguns segundos ajuda a aliviar dores no pescoço que ocorrem devido à má postura do dia a dia.

Já nos ombros, também ajuda a descarregar todo o cansaço acumulado.

Marque já sua Consulta de Avaliação Gratuita

A consulta de diagnóstico clínico é primordial antes de qualquer encaminhamento, a fim de que cada pessoa receba um acompanhamento específico para os tratamentos de acordo com cada objetivo e, desta forma, poderemos optimizar os resultados desejados com segurança e eficácia. Nesta consulta serão realizados:

  • Avaliação Corporal completa;
  • Análise Perfil Clínico e Hábitos Alimentares;
  • Diagnóstico do problema;
  • Prescrição do Tratamento;