Drenagem Linfática Manual

Home / Drenagem Linfática Manual
Drenagem Linfática Manual

A Drenagem Linfática Manual é muito indicada na gravidez e no pós-parto. No período da gravidez tem alguns critérios específicos que devem ser respeitados, diferente de uma drenagem linfática manual aplicada em outros contextos. Por isso deve ser feita por um profissional habilitado a fazer esta massagem. Esta massagem é fundamental e ajuda em vários factores relacionados à saúde e bem-estar da futura mamã e também do bebé.

Aplicação\ Tratamento

É uma massagem suave, com movimentos lentos e relaxantes, com o objetivo de melhorar o sitema linfático e oferecer um conforto maior para a grávida. Os efeitos terapêuticos que esta massagem oferece, irá também proporcionar uma sensação de alívio, relaxamento e bem-estar, transmitindo uma sensação agradável e de prazer no bebé também. Esta massagem é indicada a partir da 12ª semana de gestação.

A drenagem linfática não é recomendada para grávidas que tenham hipertensão não controlada, insuficiência renal, trombose venosa profunda ou qualquer doença relacionada ao sistema linfático.

Os principais benefícios terapêuticos são: diminuição do inchaço nas pernas e pés; melhora da circulação sanguínea e linfática; diminuição do risco de desenvolver varizes; melhora da nutrição das células e dos tecidos; ela também promove um bom relaxamento,  alivia a tensão e as dores musculares.

No Pós-parto também é muito importante, pois, além do inchaço que é normal depois do parto, a mamã também acumula algumas tensões, as hormonas estão alteradas, vai se sentir muito cansada devido à nova rotina, período de amamentação e noites com o período de sono interrompido. Estas questões podem gerar algum stress e situações novas, que o corpo, juntamente com o estado emocional e psicológico vão precisar de alguns cuidados especiais. A Drenagem Linfática Manual vai ajudar imenso nestes aspectos todos, e trazer um equilíbrio completo na saúde e no bem-estar geral.

A Drenagem Linfática Manual quando é feita com alguma frequência, vai também ajudar a previnir o aparecimento da celulite, que é uma inflamação na célula causada pelo acúmulo de gordura. Além da prevenção, caso já tenha aparecido, ela pode ser eliminada ou reduzida por meio da drenagem.

No entanto, ela não elimina as estrias, pois a massagem trabalha apenas com os sistemas linfático e venoso. Como as estrias aparecem por causa do rompimento das fibras elásticas na pele, é preciso realizar outro tipo de tratamento mais indicado após a gravidez.

A drenagem também é de suma importância para ajudar a reduzir e eliminar o inchaço depois do parto. São técnicas que ajudam na eliminação das toxinas e excesso de líquidos.

Na maioria das vezes, os obstetras liberam logo após o parto para as sessões de Drenagem Linfática. Se o parto foi cezariana, pode demorar um pouco mais o início das sessões. Convém sempre ouvir a opinião do seu médico a cerca da melhor altura para fazer as massagens.

Duração:As sessões podem durar cerca de 50 min. Pode ser feita 1 ou 2x por semana, dependendo da necessidade que houver.