Drenagem Linfática Manual

Home / Drenagem Linfática Manual
Drenagem Linfática Manual

A Drenagem Linfática Manual é de máxima importância tanto antes de uma intervenção cirúrgica como após a cirurgia.

Antes da cirurgia é importante, pois, irá fazer uma limpeza no organismo, libertar as toxinas e líquidos excedentes, desobstruindo toda a passagem da linfa que circula pelo nosso corpo. Além de melhorar a circulação sanguínea e linfática, favorece a condução de nutrientes por todo o organismo. Tudo isto irá contribuir positivamente na resposta à intervenção cirúrgica.

 No período Pós-cirúrgico alguns cuidados são essencias e decisivos. Algumas pessoas pensam que uma cirurgia apenas, irá resolver todos os problemas e encaram esse ato como se fosse milagroso, o que não é verdade!

Todo o cuidado que se possa ter no período de recuperação ainda é pouco! Para além de alguns cuidados que são orientados pelos médicos dependendo de cada caso, convém obedecer rigorosamente a todas as orientações, como o repouso, o cuidado com a alimentação, entre outros. Assim como o devido acompanhamento por um profissional habilitado nos tratamentos de recuperação pós-cirúrgico, tal quando não acontece o utente poderá ter sérias consequências!

Após uma cirurgia, o utente normalmente retém uma quantidade de líquido maior do que a que o corpo consegue drenar, por isso aconselha-se a drenagem linfática manual a fim de reduzir a retenção hídrica, melhorar a circulação sanguínea e linfática, remover os hematomas, reduzir as fibroses, além de acelerar o processo de cicatrização e recuperação, que pode ser também associado a outros procedimentos que utilizamos nesta recuperação. 

 Esta massagem para além dos benefícios terapêuticos, que irá ajudar também no alívio das dores, ela também produzirá um efeito calmante e relaxante devido aos seus movimentos lentos e suaves, o que trará uma sensação de conforto e bem-estar ao utente.

 A Drenagem Linfática Manual é indispensável em casos de lipoaspiração e abdominoplastia, pois as células e placas podem ficar paradas na região abdominal devido à cirurgia, causando inchaço, fibrose e deformidade. É indicada também nos casos de mamoplastia, blefaroplastia, ritidoplastia, rinoplastia, mastectomia total ou parcial, além de outras…

O período certo de encaminhamento para o tratamento de recuperação pós-cirúrgico varia de caso para caso e será o próprio médico que determinará após a avaliação do quadro clínico do utente.

 APLICAÇÃO:

 A drenagem linfática manual  poderá ser feita no corpo todo, independentemente do local em que foi feito a cirurgia, pois, quando trabalhamos de forma global, estamos a estimular o sistema linfático do corpo todo impedindo qualquer acumulação de líquidos, e desta forma trabalhamos todo o circuito da linfa, tendo um cuidado especial com a zona que sofreu a intervenção cirúrgica. Os movimentos devem ser bem direccionados e delicados, e desta forma conseguimos diminuir mais rapidamente todo o processo inflamatório causado pela cirurgia.

A quantidade de sessões necessárias depende de cada caso, mas, o utente deverá fazer pelo menos 10 sessões e durante o período de acompanhamento a pessoa será constantemente avaliada, e só será considerada concluída esta etapa após a recuperação total dos edemas e hematomas. 

TEMPO DE DURAÇÃO: CERCA DE 45 a 60 min de acordo com cada caso.